Ação Educativa “A Noite de São João – uma ópera em Itu”

 


O Museu da Música – Itu realizou, entre os meses de setembro e outubro um projeto piloto de ação educativa com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Almeida Júnior. O objetivo era o reconhecimento do patrimônio musical da cidade. O trabalho, elaborado pela própria equipe do Museu da Música – Itu, formado pelos Profs. Maria de Lourdes Sioli, Anna Carolina Mattos Pacheco e Luís Roberto de Francisco, contou com a colaboração da Profa. Cláudia Capelli, contadora de histórias. Embasada no Construtivismo Sócio-Interacionista, a equipe trabalhou para que os alunos construíssem sua visão a respeito do significado do patrimônio e da música através do estudo de meio e da vivência de situações relacionadas à própria cultura.

 

Após diversos encontros em sala de aula, para estudarem conceitos de patrimônio, encontrar raízes culturais significativas para cada um e para a cidade como um todo, os alunos passaram a estudar a produção musical de Elias Álvares Lobo (1834- 1901), compositor de Itu que esteve na Corte de D. Pedro II.

 

O momento mais significativo do projeto foi a visita à mostra A Noite de São João, 150 da primeira ópera brasileira, 1859 – ITU – 2009, na sede do Museu da Música - Itu.

 

Entre histórias fascinantes da vida do compositor, que foi professor de Chiquinha Gonzaga e a fábula da ópera, escrita por José de Alencar, a contadora de histórias envolveu os alunos em um clima mágico de interesse e apropriação do repertório do século XIX.

 

Após a visita, todos foram convidados a participar de um baile, na presença do Imperador e do compositor. Passaram por um “túnel do tempo” onde se vestiram com saias longas, luvas, cartolas e gravatas, e foram entrando, casal por casal, na sala do baile especialmente preparada.

 

Poesias do século XIX e XX foram previamente escolhidas pelos alunos e lidas durante o evento, entremeando com trechos da ópera de Elias Lobo, cuja história eles já conheciam bem.

 

No final, ao som do rondó final da ópera, participaram de um baile, no qual, entre a timidez de dançar em pares e a agitação pelos adereços, desfrutaram da obra de Elias Lobo, registrada em gravação pelo Museu da Música - Itu

 

A avaliação dos alunos foi extremamente positiva, o que permite imaginar que serão eles - os jovens que participam deste projeto - os guardiães do futuro de nosso patrimônio.

 

Outras escolas que quiserem participar poderão entrar em contato com a equipe do Museu da Música – Itu. O projeto será levado adiante até o mês de abril de 2011.

Fotos – crédito – Museu da Música – Itu